Significado de isótopos radioactivos

Os radioisótopos são átomos de um elemento que tenha sido modificado de modo a que, no seu núcleo são um número maior de neutrões no item original, de modo que este novo átomo com o mesmo número de electrões no seu invólucro exterior, o mesmo número atómico correspondente ao número de protões no núcleo, que define a sua posição na tabela periódica, mas massa atica diferente ou peso de massa como o último valor corresponde à soma de neutrões e protões do núcleo.

Cada um dos diferentes tipos de átomos têm seus isótopos, mesmo um único átomo pode ter muitos tipos de isótopos, alguns são estáveis, mas outros, como o urânio, são bastante instável para que o átomo emite radiação de modo enquanto espontânea torna-se mais estável átomo que faz isótopo radioactivo é chamado. Possivelmente depois de um primeiro decomposição do átomo de núcleo não consegue estabilizar para continuar o processo até que se decompõe em um átomo de novo, esse processo pode ocorrer repetidamente até que a estabilidade é conseguida, átomos sucessivos obtidos desta processo conhecido como uma série ou família radioactivos.

Muitos isótopos são normalmente encontradas na natureza, no entanto, também podem ser produzidos em laboratórios nucleares por bombardeio de átomos de um elemento particular com partículas subatómicas. A fim de ser capaz de identificar uma nomenclatura para identificar onde é estabelecido que o símbolo do elemento é colocado um subscrito para a esquerda com o seu número atómico e um sobrescrito também deixou com o número de massa, este é complicado criado outras vezes tão aceita nomenclatura é colocar o nome do item seguido por um hífen e, em seguida, o número de massa, um exemplo seria o carbono-14 que corresponde a uma das mais conhecidas como é o carbono-14 isótopos radioactivos.

isótopos radioativos são amplamente utilizados em vários processos industriais e até mesmo em ciências como a medicina.

No caso da medicina, o ramo conhecido como a medicina nuclear é baseado no uso de radioisótopos, tanto para diagnóstico e tratamento de certas condições. Do ponto de vista de diagnóstico um dos empregados é tecnécio-99, utilizado no estudo de cintigrafia óssea, a fim de obter imagens do esqueleto mostrando aumento da captação de lesões secundárias aos problemas e ósseas metabólicas a metástase de certos tumores. Alguns isótopos tais como cobalto 60 são utilizados num tipo de tratamento conhecido como terapia de radiação para a sua propriedade de emitir radiação pode matar células tumorais cancerosas.

Outra importante utilização de radioisótopos é estabelecer os dados de uma amostra biológica, por medição dos níveis de carbono-14 da mesma, em processos de plástico para se obter uma maior capacidade de isolamento térmico e eléctrico de fabrico, bem como verificação soldaduras dos tubos e identificação de fendas, em que o irídio-192 é utilizada.

Você pode gostar...